Alguns cemitérios antigos, também chamados de necrópoles, despertam curiosidade e são até destinos de turismo. Com grande valor local e histórico, o maior cemitério do mundo está localizado na cidade de Najaf, no Iraque.
Neste artigo, trouxemos algumas curiosidades sobre Wadi us Salaam, o maior cemitério do mundo, também conhecido como o Vale da Paz. Então, continue a leitura e confira mais informações sobre esse cemitério tão impressionante!
Qual o tamanho do maior cemitério do mundo?
O tamanho do maior cemitério do mundo é de se espantar: são 6.070.290 m² e mais de 5 milhões de pessoas sepultadas! A área do cemitério corresponde a 15% do tamanho da cidade de Najaf, onde está localizado.
Outra curiosidade é que o Wadi us Salaam tem mais mortos do que a própria cidade. Mas esse número pode aumentar ainda mais, já que atualmente são sepultadas cerca de 500 mil pessoas por ano ali.
Infelizmente, esse número é tão grande por causa do cenário político de guerra em que a região do Vale da Paz se encontra. Desde que as forças do Estado Islâmico (ISIS) tomaram conta do Iraque, muitas crianças, idosos e jovens têm morrido diariamente, aumentando a população do cemitério.
Curiosidades sobre o Wadi us Salaam
A seguir, confira algumas informações interessantes sobre o maior cemitério do mundo!
- Já dissemos em que país fica o maior cemitério do mundo – o Iraque. A cidade de Najaf é a terceira cidade mais sagrada do islamismo xiita, daí a importância dessa necrópole.
- O Vale da Paz também é um local sagrado pelos islâmicos xiitas, por isso muitos profetas dessa doutrina foram enterrados ali.
- O Wadi us Salaam foi fundado no século VII, ou seja, tem mais de 1.400 anos de existência.
- O mausoléu mais famoso desse cemitério é o que abriga o corpo de Ali ibn Abi Talibe, primo e genro do profeta Maomé.
- O local abriga pessoas não apenas do Iraque, mas também do Irão, Paquistão e Índia, que professam a religião xiita.
- As sepulturas do Vale da Paz são construídas de acordo com as condições financeiras da família, por isso é comum ver jazigos enormes ao lado de outros menores. Além disso, como o cemitério está em constante ampliação, é possível ver túmulos antigos ao lado de outros recém-construídos.
- A Unesco tombou o Wadi us Salaam como um patrimônio mundial, garantindo a sua preservação por muitos anos.
Conheça a Viva Mais Plan
A Viva Mais Plan acredita que os rituais fúnebres têm uma grande importância, especialmente para o processo de elaboração do luto. Por isso, conhecer mais sobre as diversas formas que os povos lidam com a morte é fundamental. Mais do que simples curiosidades, entender como funciona o maior cemitério do mundo é entender como a humanidade lida com esse assunto.
Entre em contato conosco e saiba como nossos planos de assistência funeral podem ajudar sua família no momento do luto!