Quando um ente querido falece, além de lidar com a dor do luto, temos que tomar uma série de decisões relacionadas ao seu funeral. Ainda, precisamos decidir se iremos sepultar ou cremar o corpo – e o que fazer com as cinzas da cremação.
Sabemos que este é um momento doloroso para todos, por isso trouxemos 5 dicas sobre o que fazer com as cinzas da cremação de seu ente querido. Afinal, as homenagens que você decide prestar diz muito sobre o falecido e a relação que vocês construíram. Continue a leitura e confira mais informações sobre o assunto!
Por que optar pela cremação?
Como dissemos, decidir o que fazer com as cinzas da cremação é uma forma de prestar homenagens àquele que partiu. Porém, muitas pessoas não sabem como funciona o processo e quais são os seus benefícios.
Por isso, antes de revelar nossas dicas sobre onde depositar cinzas humanas, vamos enumerar algumas vantagens desse tipo de despedida. Confira!
- Processo sustentável, uma vez que não libera necrochorume ou outras substâncias tóxicas. A fumaça da cremação não possui odores nem poluentes.
- Procedimento mais prático, já que a família não tem que passar pelo transtorno de procurar vagas em cemitérios.
- Não será necessário exumar o corpo anos após o falecimento, evitando prejuízos financeiros e desgastes emocionais para a família.
- Dependendo do que a família escolher fazer com as cinzas, o acesso é muito mais fácil do que quando o corpo é sepultado.
5 dicas sobre o que fazer com as cinzas da cremação
Como vamos mostrar a seguir, existem diversas maneiras de honrar a memória daqueles que se foram, principalmente quando falamos sobre as cinzas de sua cremação. O processo em si já possui um forte significado espiritual para muitas pessoas, afinal, “do pó viestes, ao pó voltarás”.
Assim, enquanto algumas famílias preferem deixar a urna em um local próprio do cemitério, outras planejam um ritual para jogar cinzas em um local especial. Confira, a seguir, nossas sugestões para esse momento tão importante:
- Guardar em um local sagrado ou no cinerário, espaço do cemitério reservado para acomodar as urnas com as cinzas de cremação.
- Transformar as cinzas em árvores, utilizando urnas biodegradáveis que transformam os restos mortais em adubo para o crescimento da planta.
- Espalhar as cinzas no mar ou em um lago, em um gesto clássico. Se a pessoa falecida gostava desses locais, aspergir as cinzas pode ter um significado poético.
- Transformar em uma joia, criando um diamante ou cristal com as cinzas daquele que se foi.
- Criar uma obra de arte, usando as cinzas como matéria-prima.
Viu quantas possibilidades existem sobre o que fazer com as cinzas da cremação? O que vai ditar a sua escolha é a forma como você deseja homenagear seu ente querido e as suas condições financeiras, é claro.
Nesse sentido, se planejar para o luto se revela ainda mais importante do que você pode imaginar. Por isso, a Viva Mais Plan conta com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa em um momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais!