O processo de cremação é uma prática milenar. Desde 1.000 a.C., temos registros de que os gregos realizavam cerimônias fúnebres do tipo e enviavam as cinzas para as famílias. Apesar de ser tão antiga, a cremação não é tão popular quanto o método de sepultamento – mas isso vem mudando nos últimos anos.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas ao escolher esse método justamente porque não sabem como funciona o processo de cremação. Neste artigo, vamos explicar como acontece esse procedimento e quais são as regras. Então, continue a leitura e confira!
O que é cremação?
Como dissemos, muitas pessoas ainda desconhecem o processo de cremação. Muita gente não sabe, por exemplo, que o caixão também é incinerado e que existe uma cerimônia antes que o corpo seja levado para o crematório.
Nos fornos do crematório, as temperaturas chegam a cerca 1000ºC – o suficiente para reduzir o corpo a cinzas em até 3 horas. A seguir, confira como funciona o processo de cremação, passo a passo!
Como é o processo de cremação?
Primeiramente, é preciso destacar que, por lei, a cremação dos restos mortais de uma pessoa só pode acontecer em, no mínimo, 24 horas após o óbito. Antes disso, a cremação é proibida.
Agora, conheça como é o processo de cremação:
- Em primeiro lugar, é preciso obter a autorização para a realização do procedimento. Isso acontece por meio do testamento vital, em que a pessoa manifesta a sua vontade de ser cremada ou pela autorização da família. No entanto, em todos os casos, é preciso ter em mãos o atestado de óbito e a permissão dada por um médico legista. No caso de morte violenta, a cremação não pode ser feita sem a assinatura de pelo menos dois médicos, depois de aprovada pela autoridade judiciária.
- Depois do velório tradicional, tem início a cerimônia de cremação. O corpo desce por um elevador (em uma alusão ao sepultamento) e chega até a sala do forno.
- Ali, o cadáver deve permanecer por pelo menos 24 horas, como dissemos anteriormente. No período de espera, o corpo fica em uma câmara fria a 4ºC.
- Dentro do caixão e com as suas roupas, o cadáver vai para o forno. Antes disso, porém, o profissional responsável retira todos os objetos de metal, inclusive marcapasso, para evitar problemas no incinerador. O processo dura de 1 a 3 horas.
- As partículas restantes da cremação são trituradas e, enfim, colocadas em uma urna para que cheguem até a família.
- A família decide o que fazer com as cinzas: desde guardar a urna em um cinerário até transformá-las em adubo para uma árvore.
Conte com a Viva Mais Plan
Neste artigo, falamos sobre como funciona o processo de cremação. Apesar de ainda existir muito tabu sobre o tema, ele vem sendo cada vez mais procurado pelas famílias.
A Viva Mais Plan acredita que todos merecem viver um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa nesse momento. Entre em contato conosco para saber mais!