Crematório: como funciona esse local?

Apesar de ser uma prática adotada desde a pré-história, a cremação está longe de ser unanimidade em todas as religiões e culturas. Ela é aceita entre budistas, espíritas e cristãos, mas judeus e islâmicos a condenam. Exatamente por causa desse tabu sobre o tema, muitas pessoas não sabem como funciona um crematório nem as vantagens desse método.

Neste artigo, vamos falar sobre o funcionamento do crematório, explicando as etapas pelas quais o corpo passa antes de chegar às cinzas. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto!

O que é um crematório?

Um crematório é um forno que reduz o corpo a cinzas, por meio de temperaturas altíssimas. Em um forno doméstico, por exemplo, a temperatura não chega a 300 graus, enquanto o crematório atinge cerca de 1000 graus.

O procedimento de cremação do corpo leva cerca de uma hora, mas esse tempo pode variar de acordo com o peso do cadáver. Uma pessoa magra demora mais do que uma pessoa obesa, porque a gordura age como um “combustível” e aumenta a intensidade do fogo.

Como funciona um crematório?

Em alguns países, o número de cremações é maior do que o de sepultamentos, mas no Brasil essa porcentagem ainda é pequena. Apenas 5% dos cadáveres são cremados e, até pouco tempo atrás, existiam apenas crematórios públicos. O valor da cremação pode variar de R$360 a R$2.000, sem contar o preço do caixão.

A seguir, confira os passos de preparação do corpo e de execução da cremação em si.

Velório

Assim como para um sepultamento, o corpo do falecido é velado antes da cremação. Ele fica em uma sala de cerimônias para que os familiares possam se despedir e, ao final do funeral, desce por um elevador até uma sala subterrânea.

Detecção de metais

Sem abrir o caixão, um profissional passa um detector de metal pelo caixão, principalmente na altura do peito do cadáver. Isso é feito para verificar se não há marcapassos ou outros elementos que podem explodir devido às altas temperaturas do forno.

Além disso, também são retiradas as alças de metal e os vidros do caixão.

Tempo de espera

Por lei, deve-se aguardar o período de 24h antes de levar o corpo para o crematório. Enquanto isso, o cadáver permanece em um local refrigerado. 

Estrutura e funcionamento do crematório

A seguir, entenda como funciona a cremação:

  • Em um forno com duas câmaras, ambas de tijolos refratários, coloca-se o corpo na câmara primária ainda fria.
  • Aciona-se a câmara primária apenas quando a segunda câmara atinge 500 graus.
  • Os gases descem até a câmara secundária que irá fazer uma nova combustão. Em seguida, eles saem por uma chaminé. Esses gases não têm cor, cheiro ou agentes poluentes.
  • Depois de recolher as cinzas por uma abertura no forno, o profissional passa um ímã para recolher possíveis metais e, finalmente, passa as cinzas por um triturador. Assim, elas ficam em tamanhos uniformes e podem ser enviadas para os familiares em uma urna.


Neste artigo, falamos sobre como funciona um crematório, local onde o corpo se transforma em cinzas. Essa é uma prática que tem se popularizado no Brasil e no mundo, mas que ainda enfrenta muitas resistências religiosas.

A Viva Mais Plan conta com planos de assistência funeral para que você possa cuidar de sua família no momento de luto. Entre os serviços inclusos, está a possibilidade de cremação. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *