Cuidar de uma criança é sempre desafiador, mas a situação pode ser um pouco mais complicada quando o pequeno é agitado e não para. Muitos pais ficam em dúvida se a inquietação de seus filhos é um problema de indisciplina ou pode ser considerado hiperatividade.
A resposta nem sempre é clara. Por isso, é preciso ficar atento aos comportamentos das crianças e aprender a identificar os sinais de hiperatividade. Neste artigo, vamos falar sobre o que se trata esse problema e quais são os sintomas. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é hiperatividade?
De acordo com o dicionário, a hiperatividade é o excesso de atividade que se apresenta de diversas formas. Em alguns casos, a criança apresenta uma agitação constante, dificuldade de concentração e descontrole. Há também os pequenos que “vivem no mundo da lua” ou estão sempre “a mil por hora”.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), como também é chamado, pode afetar a capacidade de atenção, percepção, aprendizagem e interação social. Muitas vezes confundido com indisciplina, esse transtorno pode afetar desenvolvimento infantil. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e procurar orientação profissional.
Sintomas de hiperatividade
A hiperatividade costuma aparecer na infância, mas se não for tratada, pode persistir na vida adulta e causar ainda mais problemas.
Por isso, confira alguns sinais de hiperatividade infantil e não deixe de procurar ajuda caso perceba algum desses comportamentos:
- Inquietação ou agitação: o hiperativo simplesmente não consegue ficar parado. Ele pula, corre, tira os objetos do lugar o tempo todo.
- Falar demais: a tagarelice também é um sinal da agitação incontrolável. Assim, a criança costuma verbalizar tudo o que está sentindo, interrompendo conversas e não sabendo sua vez de falar
- Ansiedade, agressividade e impulsividade: por não saberem esperar, os hiperativos podem desenvolver ansiedade e até traços agressivos. Isso dificulta ainda mais a socialização da criança.
- Desatenção: crianças que vivem no mundo da lua, distraídas e desastradas demais. Os hiperativos costumam se machucar facilmente batendo nos objetos ao seu redor, além de se perderem facilmente em seus pensamentos.
- Dificuldade de aprendizado: uma criança hiperativa não consegue focar em uma única atividade, o que dificulta sua capacidade de concentração e aprendizagem. O mau desempenho escolar pode ser um forte indicativo de hiperatividade.
Tratamentos
Os tratamentos para a hiperatividade normalmente envolvem diversos profissionais: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Além disso, o apoio da família também é muito importante, bem como dos professores.
Em casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos para controlar a inquietação e agitação. Mas somente o médico saberá dizer o que deve ser feito em cada situação.
Neste artigo, falamos sobre o que é a hiperatividade, o que ela pode causar e quais são os principais sintomas. Acima de tudo, é preciso ficar atento aos comportamentos da criança e, se preciso, realizar testes para identificar o problema. Com ajuda profissional, é possível garantir o pleno desenvolvimento da criança e oferecer mais bem-estar.
A Viva Mais Plan acredita que devemos cuidar da nossa saúde e da nossa família a todo momento. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você realizar consultas e exames médicos com economia! Entre em contato conosco para saber mais!