O que você quer ser quando morrer: um ipê, um cedro ou uma cerejeira? Com a tecnologia da urna biodegradável, nossas cinzas podem se transformar em adubo e dar vida a uma árvore. Essa é uma forma simbólica de nos lembrar do ciclo da vida e também de cuidar do meio ambiente – uma alternativa ecologicamente correta aos sepultamentos.
Neste artigo, vamos falar sobre como funciona uma urna biodegradável, quais os seus benefícios e como transformar as cinzas de seu ente querido em uma planta. Então, continue a leitura e confira!
O que é e como funciona uma urna biodegradável?
Acima de tudo, uma urna biodegradável é mais do que um gesto simbólico: é uma forma de contribuir com a natureza mesmo após a morte. Isso se deve ao design inovador da urna, que comporta as cinzas em uma câmara e a semente da árvore em outra câmara.
Funciona da seguinte forma:
- O corpo é enviado para a cremação e, ao fim do processo, é colocado na urna ecológica. Na urna, as cinzas ficam em um compartimento separado das sementes.
- A família deve escolher o local onde a urna e a planta irão crescer. Isso pode ser feito no jardim ou no quintal de casa – ou até mesmo em parques públicos, com autorização.
- A urna é plantada no solo, realmente como uma árvore. Ao se desenvolver, a planta irá retirar os nutrientes do solo em que as cinzas se encontram.
- Aos poucos, a urna se torna uma árvore, que nos faz recordar de nosso ente querido e lembrar que a vida é um ciclo sem fim.
Por que essa é uma boa opção?
Como dissemos, a possibilidade de transformar uma urna funerária para cinzas em uma árvore tem diversas vantagens. A primeira delas é o valor simbólico que isso traz para a família. É como se o seu ente querido continuasse vivo, alimentando o crescimento de uma árvore. Ao regar e cuidar daquela planta, podemos enfrentar um processo de luto mais digno, tendo a certeza de que as memórias permanecem conosco.
Além disso, outro ponto importante a se destacar é em relação à sustentabilidade. A cremação em si já é uma prática ecologicamente correta, porque não há liberação de gases tóxicos ou necrochorume, como acontece no sepultamento. Esse impacto é ainda mais positivo, quando pensamos que estas cinzas podem se transformar em nutrientes para uma árvore.
Neste artigo, falamos sobre como a urna biodegradável pode ser uma forma interessante de manter sempre vivas as memórias de nossos entes queridos. Ao escolher uma semente, podemos ver a esperança renascer na forma de uma árvore, que simboliza o ciclo da vida. Afinal, nada nasce, nada morre, tudo se transforma.
A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o conforto que sua família precisa no momento do luto. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!