A morte não tem dia e nem hora para chegar, por isso é importante saber como é feito o traslado de um corpo.
Em outras palavras, como o falecimento de um ente querido pode ocorrer de maneira inesperada, em um acidente ou até mesmo distante do local em que a pessoa morava, ter o conhecimento do que fazer nesta situação é fundamental.
Para que as últimas homenagens sejam realizadas de maneira que a família tenha condições de se despedir dignamente daquela pessoa, o primeiro passo é cuidar do traslado do corpo.
Entenda o que é traslado e quais as exigências para ter acesso a este serviço. Continue a leitura.
O que é traslado
O traslado de corpos é o serviço realizado para o transporte dos restos mortais de uma pessoa, em caso de morte acidental ou súbita, até a sua cidade de origem, para que os demais ritos funerários sejam realizados.
Este tipo de transporte pode ser realizado entre municípios, estados ou, caso seja preciso, até mesmo internacionalmente. Porém, o tipo de traslado pode variar de acordo com a localização do corpo.
Veja a seguir os tipos de traslado, as formas de deslocamento e as principais exigências:
Tipos de traslados de corpos
Traslado intermunicipal
O traslado de corpo intermunicipal ocorre entre cidades do mesmo estado.
Este serviço pode ser realizado pela prefeitura municipal ou por empresas privadas.
Os traslados intermunicipais não obrigam que ocorra o embalsamento do corpo. Porém, a preparação do corpo é uma exigência legal em distâncias maiores que 50 quilômetros.
Traslado interestadual
Os traslados de corpos interestaduais são realizados entre estados diferentes da federação.
As regras variam conforme o estado, mas nem todos os órgãos públicos realizam este serviço. Portanto, em alguns casos, é necessário contratar uma empresa privada para realização do transporte.
Nesse sentido, é importante lembrar que os traslados nacionais exigem uma documentação específica. Dessa maneira, o solicitante terá a segurança de realizar todo o processo dentro das normas legais.
Entre os documentos necessários estão:
- Identidade do requerente do traslado;
- Cópia autenticada do atestado de óbito;
- Requerimento de transferência do corpo;
- Alvará judicial;
- Autorização feita pela Vigilância em Saúde Ambiental;
Também é fundamental que o solicitante verifique se a empresa prestadora de serviço está registrada nos órgãos públicos competentes.
Traslado internacional
O processo de realização do traslado internacional, por envolver países diferentes, é, geralmente, mais burocrático.
Isso porque é preciso lidar diretamente com as autoridades de outro país e atender as exigências de cada consulado.
Além disso, é necessário esclarecer que, em um eventual falecimento no exterior, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não se responsabiliza pelas despesas, seja a pessoa de nacionalidade brasileira residente em outro país ou apenas uma turista.
Onde contratar o serviço de traslado de corpos
O traslado funerário pode ser contratado de forma avulsa, caso a família não seja associada a um serviço de Planejamento Funeral Familiar.
Para se ter um ideia, o custo desse serviço particular para o transporte entre municípios dentro do mesmo estado pode custar entre R$ 2500,00 a R$ 6.000,00.
Por isso, o ideal é contratar um plano funerário para ter assistência completa quando ocorrer uma morte em sua família. Isso porque, chocados, os familiares precisam de suporte especializado que poderá auxiliar em todos os processos burocráticos que envolvem o funeral.
Mas atenção: antes de aderir a um plano funerário, verifique se a empresa é regulamentada conforme a lei federal.
A Viva Mais Plan oferece a um custo totalmente acessível planos funerários que garantem auxílio profissional e especializado para realizar um funeral.
Entre em contato conosco para conhecer todas as nossas opções de planos disponíveis.