Quando alguém falece, é bastante comum que seus familiares e amigos escrevam um post de luto, relembrando a importância daquela pessoa em vida. Mas, afinal, como reagir quando nos deparamos com uma publicação do tipo? Quais cuidados devemos tomar para não sermos indelicados com a dor do outro?
Neste artigo, vamos falar sobre como escrever e reagir a um post de luto nas redes sociais. Ser respeitoso e delicado é fundamental nesse momento, então confira nossas dicas!
O luto nas redes sociais
Um post de luto é uma forma de prestar homenagens àqueles que se foram – e também de informar sobre a sua morte. Dessa forma, ao mesmo tempo que permite que muitas pessoas se solidarizem com a dor da perda, as redes sociais podem contribuir para que esse sofrimento aumente.
Como em qualquer situação, é preciso tomar cuidado com o que vamos publicar, justamente porque muitas pessoas já estão fragilizadas. Postar um aviso sobre falecimento sem a autorização da família, por exemplo, pode causar ainda mais dor e transtorno.
Além disso, quando nos deparamos com uma publicação dessas, existem alguns cuidados sobre o que fazer e o que não fazer. Confira!
Como reagir a um post de luto
Nas redes sociais, principalmente no Facebook, temos a possibilidade de reagir às publicações de diversas formas. A mais tradicional delas é a curtida. Mas será que é de bom tom curtir um post que informa o falecimento de alguém?
A resposta é não. O melhor a se fazer, nessas situações, é se limitar a escrever uma mensagem curta de luto, desejando as condolências aos familiares e amigos. Evite se estender muito, pois é preciso respeitar o espaço e a dor do outro.
Esse também não é o momento para perguntar o motivo da morte. Procure se informar durante o velório ou em uma conversa particular com alguém que saiba responder. Além disso, reflita: o questionamento vem por mera curiosidade ou por interesse de ajudar aqueles que ficaram?
O que escrever em um post de luto
A seguir, confira nossas dicas do que escrever em uma mensagem de apoio ao luto nas redes sociais. Repare que todas elas são breves, respeitam a dor do outro e se mostram disponíveis para ajudar aquele que está sofrendo.
- Sinto muito por sua perda;
- Meus sentimentos;
- Ele(a) era uma pessoa muito especial;
- Ele(a) vai ficar para sempre em nossos corações;
- Não imagino o que está sentindo, mas pode contar comigo para o que precisar;
- Estou aqui, se precisar conversar.
Neste artigo, falamos sobre como reagir e comentar em um post de luto nas redes sociais. Acima de tudo, esse é um momento delicado, que exige muito respeito, empatia e bom senso.
A Viva Mais Plan acredita que todos merecem vivenciar o luto de forma digna. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa em um momento de tanta dor. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!