Você já ouviu falar da profissão de necromaquiador e da importância da necromaquiagem?
Provavelmente, em um velório, você deve ter notado o semblante da pessoa falecida diferente do que era enquanto viva.
Isso porque todos os cadáveres passam por uma sessão de maquiagem.
Continue a leitura e saiba mais sobre a técnica de necromaquiagem e como ela é necessária para a realização do velório.
O que é a necromaquiagem?
A necromaquiagem é um tipo de serviço funerário que realiza uma melhor apresentação da pessoa falecida no velório.
Desta maneira, o necromaquiador – profissional que prepara esteticamente as partes visíveis do corpo como o rosto e as mãos – cuida para que a aparência do falecido seja a mais serena e natural possível.
Em outras palavras, em casos de mortes acidentais e violentas que costumam deixar hematomas pelo corpo, bem como ferimentos, o necromaquiador trabalha para disfarçar estas marcas em locais visíveis durante o velório.
Como é feita a necromaquiagem?
Primeiramente, esse processo varia de acordo com a condição do corpo e a causa da morte. Naturalmente, se o dano ao rosto for muito grave, o velório deve ocorrer com caixão fechado.
Além disso, dependendo da causa da morte, é preciso optar entre a maquiagem natural – em caso de mortes que não tenham causado ferimentos graves ou de causas naturais como falência múltipla dos órgãos – ou a maquiagem corretiva – se houver danos severos ao rosto.
A necromaquiagem ocorre após a preparação do corpo que inclui o embalsamamento durante a fase de tanatopraxia.
Em geral, costuma ser realizada de uma maneira muito semelhante à maquiagem feita em pessoas vivas.
Nesse sentido, começa pela hidratação que serve para realçar a pele natural e deixá-la como uma aparência saudável.
Em seguida, ocorre a execução da maquiagem convencional. O necromaquiador recebe uma foto do falecido para tentar recriar a naturalidade ou o estilo da pessoa falecida.
Quanto tempo dura a necromaquiagem?
Quando a pessoa está viva, a maquiagem dura, geralmente, tempo suficiente para um evento ou compromisso breve.
Em contrapartida, a maquiagem feita em uma pessoa falecida tende a durar bem menos tempo, pois a pele sem vida tem problemas de aderência aos produtos por causa da falta de circulação de sangue no corpo.
Em outras palavras, se por alguma razão for necessário estender o velório, o ideal é que a necromaquiagem seja retocada ou até mesmo refeita.
Como contratar um necromaquiador?
Depois que o corpo do falecido é encaminhado para a funerária, o próprio serviço funerário disponibiliza um profissional responsável pela necromaquiagem.
Por outro lado, se você prefere que um maquiador em específico faça o trabalho, precisa comunicar à funerária para que eles orientem quais são as exigências e agendem a realização do serviço.
Agora que você já sabe para quê serve o necromaquiador, aproveite para conhecer o Planejamento Funeral Familiar da Viva Mais Plan.
Temos profissionais altamente qualificados para cuidar de todo o processo do funeral desde a comunicação do óbito até o velório e sepultamento.
Entre em contato conosco e saiba mais.