A morte é um assunto cheio de tabus: evitamos falar ou pensar sobre ela. A maioria de nós tem medo de perder alguém e não gostamos nem de imaginar como seria enfrentar o luto pela partida daquela pessoa. Mas essa atitude pode trazer ainda mais sofrimento, pois infelizmente teremos que lidar com a morte em algum momento da vida.
Neste artigo, vamos falar sobre como enfrentar o medo de perder alguém e conseguir lidar melhor com esse sentimento. Continue a leitura e confira nossas dicas sobre esse assunto tão delicado!
Superando o medo de perder alguém
O medo de perder alguém é um sentimento comum a quase todos os seres humanos. Apesar de ser natural, pensar sobre a morte traz um certo desconforto. Mas é preciso enfrentar essa angústia, entender de onde ela vem e não jogá-la para debaixo do tapete.
A seguir, confira nossas dicas sobre como aceitar a morte e aprender a lidar com o luto!
1. Entenda o ciclo da vida
Acima de tudo, é preciso compreender que a morte faz parte da vida. Aceitar verdadeiramente que tudo tem um fim é estar disposto a aproveitar todos os momentos que temos a oportunidade de viver. Para aquelas pessoas que estavam doentes por muito tempo, em sofrimento, a morte pode ser um alívio, por exemplo.
2. Fale sobre seu medo da morte
Dividir seus sentimentos e conversar sobre a finitude da vida pode te ajudar a lidar com o medo de perder alguém que ama. Com o diálogo honesto sobre suas emoções, é possível obter novas perspectivas e quem sabe passar a enxergar a morte por uma visão menos drástica.
Discutir com seus familiares sobre o luto e as perdas é de grande importância. Nesse momento, vale até mesmo conversar sobre as preferências sobre o momento de passagem e considerar a contratação de um plano funerário, por exemplo.
3. Concentre-se no que você pode controlar
Infelizmente, a morte não é algo que podemos evitar ou prever como vai acontecer. Essa sensação de falta de controle pode gerar angústia ou problemas emocionais graves. Por isso, mantenha seu foco naquilo que está ao seu alcance:
- Comportamentos;
- Decisões sobre o futuro;
- Formas de cuidar de seus entes queridos.
Além disso, valorize os momentos ao lado de quem você ama e demonstre seus sentimentos. Assim, o medo de não ter aproveitado a vida com aquela pessoa não terá vez. Quando a saudade bater, você poderá se concentrar nos bons momentos vividos, ao invés de associar a saudade apenas à dor e ao luto.
A morte é algo natural e o medo de perder alguém sempre estará presente em nossas vidas. Mas é preciso encontrar maneiras de lidar com esse sentimento, para que possamos aproveitar os bons momentos e enfrentar o luto de forma saudável.
A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa em um momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!