Não estamos preparados para lidar com a dor da perda em nossa vida pessoal – menos ainda quando falamos do ambiente profissional. O luto por um colega de trabalho que faleceu não é um assunto frequente na maioria das empresas, justamente porque a morte é um tema que desperta muitos tabus.
Neste artigo, vamos falar sobre como lidar com o luto por um colega de trabalho e quais são as ações que a empresa deve tomar quando um colaborador falece. Continue a leitura e confira nossas dicas sobre esse tema tão importante.
Como a empresa deve agir diante do luto por um colega de trabalho?
Como dissemos, o luto por um colega de trabalho é uma situação que muitas empresas não estão preparadas para lidar. Porém, infelizmente essa é uma necessidade cada vez mais urgente: em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas são as perdas que teremos que enfrentar.
Por ser uma questão sobre a qual os gestores não estão acostumados a refletir, muitos não sabem como agir após o falecimento de um funcionário. Então, em alguns casos, existe uma certa frieza ao repassar a notícia para os outros colaboradores e ao dar os próximos passos práticos.
De fato, nenhuma pessoa é substituível, mas quando falamos em trabalho é preciso pensar em formas de garantir que as atividades continuem. Nesse sentido, alguns cuidados que podem ser tomados pelas empresas nesse momento são:
- Entender que as relações de trabalho também são reais e importantes para os funcionários. Muitas vezes, passamos mais tempo com nossos colegas de equipe do que com nossas famílias. Por isso, sentimos a perda de um amigo, mais do que um simples colega.
- Consultar a equipe sobre a melhor forma de honrar a memória daquele que se foi. Pode ser plantando uma árvore ou criando uma placa em seu nome, por exemplo.
- Tomar certos cuidados na hora de substituir quem faleceu. A sensibilidade de mudar um pouco o nome do cargo ou mesmo o arranjo da mesa de trabalho pode fazer a diferença. Essas atitudes reforçam o aspecto humano do luto, além de demonstrar que o sofrimento é permitido e compreendido naquele ambiente.
Ninguém está preparado para lidar com a morte
Por mais processos de luto que alguém já tenha vivido, lidar com a perda de um amigo ou colega de trabalho não será fácil. O luto gera desorientação e emoções intensas, que causam alterações comportamentais, psíquicas e físicas. Assim, voltar ao local de trabalho e se deparar com a mesa e a cadeira vazias – e saber que aquela pessoa não voltará mais – é uma situação desafiadora.
Assim, uma mensagem de apoio ao luto faz toda a diferença. As empresas devem apostar em seu aspecto humano, acima de tudo.
Neste artigo, falamos sobre como as empresas devem agir em situações de luto por um colega de trabalho. Como dissemos, pode ser desafiador enfrentar essa perda, especialmente em um mundo que não dá espaço para a dor.
A Viva Mais Plan acredita que todos merecem vivenciar um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa nesse momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais!