Imagine se ver diante de uma grande perda e não poder expressar os seus sentimentos. É isso o que muitas pessoas enfrentam quando estão passando pelo luto por um animal de estimação. A falta de compreensão da sociedade pode reprimir e tornar essa dor ainda maior.
Assim como qualquer outra perda, o luto por um animal precisa ser respeitado e enfrentado. Afinal, muitas vezes o pet é quase como um membro da família e esteve presente em diversos momentos, felizes ou tristes.
Neste artigo, vamos falar como o luto por um animal é legítimo e quais são as atitudes que podem te ajudar a superar essa fase complicada. Continue a leitura e confira nossas dicas!
Por que respeitar e vivenciar o luto por um animal?
O luto é o processo vivenciado quando há o rompimento de um vínculo importante, seja pela morte de alguém ou pelo fim de um relacionamento, por exemplo. Só quem pode dimensionar a intensidade e a importância desse vínculo é quem vive a relação. Por isso, somente a pessoa que está enfrentando o luto por animal de estimação é que entende o tamanho dessa dor.
Subestimar a dor e dizer que “era só um cachorrinho” e que a pessoa pode “adotar outro” só torna o processo ainda mais complicado. É preciso acolher a dor do outro – e a sua própria. É claro, em algum outro momento você pode ter outro pet, mas somente quando estiver preparado emocionalmente.
Como enfrentar a dor da perda?
Não existe uma fórmula pronta para lidar com a dor da perda, principalmente quando falamos do luto por animais de estimação. Porém, a principal indicação é a de respeitar o processo, que não é linear.
Em alguns dias, você pode se sentir mais triste, em outros pode ter mais facilidade para realizar suas tarefas cotidianas. Saber equilibrar esses momentos é fundamental para chegar à superação.
A seguir, confira nossas dicas que podem te ajudar a enfrentar a dor do luto por seu bichinho de estimação.
- Não questione nem esconda seus sentimentos. A dor da perda é legítima e precisa ser vivenciada. Ao invés de reprimir as emoções, se permita passar pelas fases de sofrimento e de recuperação.
- Não se culpe pela morte do animal. É comum que as pessoas se sintam culpadas ou responsáveis pelo acontecido. Entenda que muitas situações fogem do nosso controle e que a culpa só atrapalha o processo de superação.
- Compartilhe seus sentimentos com seus amigos e familiares, especialmente com aqueles que já perderam um animalzinho. Assim, você pode se sentir acolhido.
- Organize um funeral ou memorial para o seu pet. Afinal, os rituais de despedida ajudam na elaboração do luto.
- Considere adotar outro animalzinho, não para substituir aquele que se foi, mas para escrever outros capítulos em sua história.
Neste artigo, falamos sobre a importância de se vivenciar o luto por um animal de estimação e como essa fase é subestimada por muitos. Toda dor deve ser validada e respeitada, inclusive por nós mesmos.
A Viva Mais Plan acredita que todos merecem viver um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa em um momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais!