A morte de um ente querido é um acontecimento que muda a vida de todos os familiares, principalmente os mais próximos. Cada pessoa reage à dor da perda de uma maneira, mas é importante viver o luto em família, para que um possa apoiar o outro nesse momento tão difícil.
Enfrentar o luto em família, ao lado daqueles que nos amam e que amamos profundamente, é fundamental para o processo de cura. Respeitando os sentimentos de cada um e os desafios que podem surgir, torna-se mais fácil aceitar a perda e superar esse momento tão difícil. Continue a leitura e confira nossas dicas para tornar esse momento menos doloroso!
Por que vivenciar o luto?
Para superar a dor da perda, é preciso enfrentá-la. Por isso, viver o luto é fundamental. Ele é um processo de cura, em que aprendemos a viver novamente sem aquele que se foi. O luto em família é ainda mais importante, porque podemos contar com o apoio daqueles que estão passando pela mesma fase difícil.
É importante se permitir ficar triste, chorar e até mesmo se revoltar. É preciso expressar a dor, deixar que ela exista, para que possa ser curada. Tudo isso ajuda na aceitação da perda e dá forças para que possamos seguir em frente.
Como enfrentar o luto em família?
O luto familiar pode ser desafiador, porque é preciso respeitar os sentimentos e os processos de cada um. Mas existem algumas formas de tornar esse momento menos doloroso, tornando a família ainda mais unida. Confira a seguir!
- Não faça comparações: como dissemos, cada pessoa sente e se expressa de uma forma. Enquanto alguns choram e precisam de mais tempo para lidar com a perda, outros ficam calados e focam em reconstruir a vida rapidamente. É preciso exercitar o respeito mútuo e aceitar o processo de cada um.
- Fortaleça a união familiar: aqueles que mantêm seus laços familiares unidos durante o luto podem sair desse processo ainda mais próximos. Então, reserve um tempo para estar presente com aqueles que ama, converse, ofereça ajuda, visite. Isso é de grande importância.
- Aceite as mudanças: afinal, é inevitável que a vida se transforme depois da partida de alguém. Em alguns casos, pode ser importante mudar de casa ou de emprego, por exemplo, por isso é importante ser flexível às mudanças.
- Escute mais e julgue menos: em uma família enlutada, a empatia e a compaixão são ainda mais importantes. Esteja disposto a escutar sem julgamentos, oferecendo o apoio que cada um precisa – e esteja aberto para receber ajuda também.
Conte com sua família e com a Viva Mais Plan
Perder um ente querido é um momento doloroso, cheio de desafios. Porém, aqueles que enfrentam o luto junto daqueles que amam podem vivenciar um processo menos traumático.
Viver o luto em família é ter a certeza de que o sentimento continuará por toda a vida, se transformando em saudade e boas lembranças. Então, se você está enfrentando uma perda, procure se cercar de seus familiares e buscar o apoio de quem entende a sua dor.
A Viva Mais Plan acredita que as perdas e o luto devem ser enfrentados de forma digna. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa em um momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!