Infiltração na parede: como resolver?

Manchas, bolhas, tinta descascando e revestimento se soltando: esses são alguns sinais de que há uma infiltração nas paredes de sua casa. Mais do que uma questão estética, esse pode ser um fator que prejudica a saúde dos moradores, além de comprometer a estrutura da construção.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais causas de infiltração na parede e como resolver esse problema. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Quais são as principais causas de infiltração?

Acima de tudo, é preciso entender que a infiltração é um sintoma, não a causa de um problema. Isso significa que esse problema costuma aparecer quando outras situações mais graves já estão acontecendo há algum tempo.

Portanto, mais do que aplicar produtos impermeabilizantes, é preciso identificar as causas da infiltração na parede. As principais razões que podemos citar são:

  • Rompimento de tubulações: quando acontece um vazamento no encanamento, a água pode acabar se infiltrando pela parede. Em alguns casos, a simples impermeabilização resolve o problema, mas em outros pode ser necessário quebrar a parede para substituir os canos. Para saber a melhor solução, chame um encanador.
  • Quebra de telhas: quando as telhas se quebram ou se soltam, a água da chuva se infiltra na laje e percorre a estrutura.
  • Revestimentos e coberturas malfeitos: ocorre principalmente em apartamentos, em que a água do banho penetra no piso – e até mesmo no teto do andar abaixo.
  • Fissuras ou trincas nas fachadas: alguns problemas estruturais podem levar à formação de fendas na fachada, que passa a acumular água.
  • Fundação mal executada: se a profundidade do alicerce não foi calculada de forma correta, pode haver o acúmulo de água no solo.

De forma geral, a maioria desses problemas podem ser evitados com medidas de prevenção, ou seja, a instalação de materiais impermeabilizantes nas fases de construção.

Como resolver o problema?

Conforme dissemos, a prevenção é a melhor forma de evitar transtornos com infiltração em paredes. Porém, se você está com esse problema agora, existem algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

  1. Identifique a causa do problema e faça as correções necessárias. Aqui, não adianta agir superficialmente e fazer gambiarras, porque pode causar uma dor de cabeça ainda maior no futuro.
  2. Remova toda a pintura e reboco da região atingida pela umidade, até que seja possível visualizar a alvenaria.
  3. Procure por pontos de fissura ou quebra e aplique produtos impermeabilizantes para selar o local.
  4. Prepare o chapisco com aditivos adequados e aplique.
  5. Aplique a argamassa, de preferência com aditivos para evitar a umidade.
  6. Faça o acabamento com tinta comum ou com produtos anti-umidade.

 

Neste artigo, falamos sobre como a infiltração pode ser uma questão muito mais grave do que aparenta. Mais do que deixar a parede com um aspecto desagradável, ela revela que algo está errado com a estrutura do edifício e pode causar transtornos ainda maiores. Por isso, assim que notar algum sinal, procure um profissional especializado.

A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é a melhor forma de viver o presente. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você cuidar da segurança de sua casa. Assim, você pode acionar serviços de encanador, eletricista e chaveiro a qualquer momento. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *