Depois do funeral, muitos familiares têm dúvidas sobre o que fazer com as cinzas de cremação. Afinal, existem muitos locais em que elas podem ser guardadas ou espalhadas: na natureza ou no quintal de casa, no cemitério ou em uma jóia.
Acima de tudo, essa é uma grande decisão, que pode trazer certa insegurança. Então, neste artigo trouxemos algumas dicas sobre o que fazer com as cinzas de cremação e dar um novo significado à partida do seu ente querido. Continue a leitura e confira!
Como é feito o tratamento das cinzas de cremação?
Como já explicamos em um artigo anterior, as cinzas de cremação são resultado de um procedimento complexo que envolve câmaras de altíssimas temperaturas. Nos crematórios, o fogo atinge a marca de 1.200 graus, enquanto nos fornos convencionais a temperatura não passa de 300 graus.
Um corpo de cerca de 70 quilos se transforma em 1 quilo de cinzas. Depois, esse pó passa por um ímã para retirar restos de metais e, finalmente, por um triturador que deixa as partículas em tamanhos uniformes.
Depois desse tratamento, os restos mortais são entregues à família. E aí, surge a dúvida: afinal, o que fazer com as cinzas da cremação?
Opções para as cinzas de cremação
Existem diversas alternativas sobre o que fazer com as cinzas humanas após a cremação. Algumas pessoas apostam no simbolismo para escolher o melhor destino para seu ente querido, enquanto outras preferem deixá-las em um cinerário.
A seguir, confira algumas opções interessantes:
- Espalhar em um local importante para o falecido: esse gesto busca deixar a pessoa para sempre ali. Pode ser um parque, um estádio de futebol ou uma praça, por exemplo.
- Transformar em uma joia: desde as mais simples até as mais luxuosas, é possível carregar as cinzas em um acessório como pingentes, resinas ou diamantes.
- Encomendar uma obra de arte: alguns artistas utilizam as cinzas como matéria-prima para criar desenhos, pinturas e esculturas.
- Criar uma ampulheta: quer um símbolo melhor da passagem do tempo do que uma ampulheta feita com as cinzas daquele que partiu?
- Manter em um local sagrado: você pode escolher uma urna para cinzas humanas e deixá-la em um templo ou em um cinerário.
- Transformar as cinzas em árvore: com as urnas biodegradáveis, as cinzas podem virar adubo para o crescimento de uma planta. Esse é mais um símbolo do ciclo da vida.
- Espalhar no mar: se a pessoa adorava o mar, espalhar as suas cinzas neste local pode ser bastante significativo, principalmente pela simbologia de liberdade que ele traz.
Conte com a Viva Mais Plan
Seja qual for o destino que você deseja dar para as cinzas de cremação de seu ente querido, essa é uma decisão bastante especial. Por isso, é preciso se planejar para o momento do luto e para lidar com as perdas de forma saudável.
A Viva Mais Plan conta com planos de assistência que oferecem todos os serviços funerários que sua família precisa nessa situação. Se você optar pela cremação, também será contemplado por nossos planos. Entre em contato conosco para saber mais!