Audiometria: o que é e quando fazer?

Você tem dificuldade para entender as pessoas em ambientes com muito barulho? Sempre tem que pedir para alguém repetir o que foi dito? O volume da televisão tem que ficar cada vez mais alto? Esses são alguns sinais de que sua audição não está tão boa – e que você precisa fazer uma audiometria.

Quando desconfiamos que alguém de nossa família ou nós mesmos não estamos escutando bem, o ideal é procurar ajuda profissional e realizar exames como a audiometria. Neste artigo, vamos falar sobre como a audiometria é feita e para quais casos ela é indicada. Continue a leitura e confira!

O que é e como é feita a audiometria?

A audiometria é um exame realizado por fonoaudiólogos e otorrinos para avaliar a capacidade do paciente de ouvir e reconhecer sons. Através desse exame, é possível identificar alterações auditivas e o profissional recomenda os tratamentos mais adequados, como o uso de aparelhos auditivos, por exemplo.

Existem dois tipos de exame de audiometria: tonal e vocal.

  • Tonal: avalia a capacidade auditiva do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências.
  • Vocal: tem o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão da fala e o paciente deve repetir as palavras ditas pelo examinador.

Essas avaliações são relativamente rápidas, durando cerca de 40 minutos em adultos. Embora seja muito eficaz, a audiometria depende, acima de tudo, da colaboração do paciente.

O exame é feito em uma cabine acústica, com janela de vidro, em que o paciente deve colocar um fone de ouvido de alta precisão. É através desse fone que ele irá receber os estímulos sonoros em diferentes decibéis e indicará ao profissional se está ouvindo ou não. Dessa forma, ao ouvir os sons, o paciente deve responder com o gesto previamente combinado, como levantar a mão.

A seguir, tem início a audiometria vocal. Nessa avaliação, o profissional cobre a boca e diz algumas palavras. O paciente, então, deve repetir exatamente como ouviu.

Como dissemos, os resultados obtidos nessas duas etapas permitem identificar se há alguma alteração auditiva, bem como o grau da perda apresentada. As respostas são anotadas e o resultado do exame é expresso em um gráfico, chamado audiograma.

Dependendo do que for observado, o médico pode recomendar o uso de medicamentos, aparelhos auditivos ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

Indicações

Mesmo depois de entender o que é audiometria, muita gente ainda acredita que esse exame deve ser realizado apenas por idosos. Mas esse é um grande engano. Crianças em idade escolar que têm dificuldade de concentração ou aprendizado podem ter perdas auditivas detectadas pela audiometria, por exemplo.

Além disso, pacientes com queixas de ouvido tampado, zumbidos e tontura devem realizar a audiometria para investigar os sintomas. Funções como telefonista ou encarregados de maquinários expostos a ruídos altos devem realizar a avaliação nos exames admissionais.

 

Neste artigo, falamos sobre a audiometria, como o exame é feito e para quem é indicado. Trata-se de uma avaliação que permite identificar perdas auditivas e indicar o melhor caminho para oferecer mais qualidade de vida.

A Viva Mais Plan conta com benefícios exclusivos para você cuidar da sua saúde e da sua família! Realize consultas e exames com muita economia! Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *