Basta a temperatura cair para entrarmos em “modo preguiça”. Então falta disposição para levantar da cama e fazer exercícios físicos, ao mesmo tempo em que nosso corpo pede por refeições mais calóricas. Por isso, é preciso ficar atento à qualidade da nossa alimentação no inverno, para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários.
Neste artigo, vamos falar sobre como os cuidados com a alimentação no inverno envolvem, basicamente, o planejamento e a preferência por ingredientes naturais. Continue a leitura e confira nossas dicas para se manter saudável na época mais fria do ano!
Por que sentimos mais fome no inverno?
Nos dias mais frios, nosso corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal estável. Então, para equilibrar essa equação, precisamos consumir mais alimentos. É por isso que a alimentação no inverno é, geralmente, mais calórica.
É justamente por isso que devemos redobrar a atenção com o que comemos. Isso porque estamos mais propensos a cometer exageros nas refeições, além de ficarmos naturalmente com a imunidade mais baixa. Mais do que nunca, é preciso garantir que estamos consumindo todos os nutrientes necessários para a nossa saúde.
Dicas de alimentação no inverno
Manter a alimentação saudável no inverno é mais simples do que parece. Como dissemos no início, a palavra-chave para conseguir equilíbrio nesse momento é o planejamento. O ideal é deixar o maior número de refeições preparadas, para que você possa só descongelar e esquentar na hora de comer.
A seguir, confira algumas dicas para te ajudar com a alimentação durante os dias mais frios do ano!
Aposte em sopas e caldos
Entre os principais alimentos consumidos no inverno, estão as sopas e os caldos. Eles podem servir como entrada ou prato principal, dependendo dos ingredientes utilizados. Além disso, prefira os produtos integrais, que possuem mais fibras e aumentam a sensação de saciedade. Combine legumes e vegetais para deixar a refeição ainda mais nutritiva.
Mantenha o consumo de frutas
As frutas da estação são uma excelente opção para os lanches da manhã e da tarde.
- Morango;
- Laranja
- Maçã;
- Pera;
- Uva;
- Frutas cristalizadas.
Todas essas opções fazem bem para o organismo em qualquer hora do dia e podem ser consumidas em temperatura ambiente.
Beba muito líquido – especialmente água
Com as temperaturas mais baixas, acabamos não ingerindo tanta água quanto precisamos. Mas é preciso nos manter sempre hidratados, bebendo pelo menos dois litros de água por dia. Então, carregue sempre uma garrafinha, assim você não esquece da hidratação.
Uma dica que pode ajudar é consumir bebidas quentes, como cafés e chás. Porém, é preciso tomar cuidado com o consumo de açúcar refinado. O ideal é não adoçar as bebidas, mas você pode dar preferência para o açúcar de coco ou mascavo, que são opções mais saudáveis.
Neste artigo, trouxemos algumas dicas de alimentação no inverno, período em que a tendência é buscarmos refeições mais calóricas.
A Viva Mais Plan acredita que devemos cuidar de nossa saúde em todas as épocas do ano. Por isso, contamos com um benefício exclusivo para você realizar exames e consultas médicas com muito mais economia. Entre em contato conosco para saber mais!