Todos nós já passamos pela necessidade de expressar nossa solidariedade a alguém enlutado.
Porém, nem sempre sabemos o jeito certo de dizer ou o que devemos fazer, e ficamos nos sentindo estranhos e um pouco tímidos.
Pode ser um desafio saber exatamente o que dizer a alguém que perdeu um ente querido, mas a maioria das pessoas que passou por uma morte gosta de ouvir amigos e entes queridos.
Nesse artigo, você aprenderá como escrever mensagens de condolências. Continue a leitur
Como escrever uma mensagem de condolências
Antes de mais nada, uma mensagem de condolências significa, acima de tudo, uma expressão de solidariedade quando alguém morre.
Deixar uma pessoa que acabou de sofrer uma perda saber que você está pensando nela em seu momento de necessidade e que você se importa ameniza a dor de quem está enlutado.
Quando enviar a mensagem
Se você é muito próximo da pessoa que está passando pela perda, a mensagem de condolência geralmente deve ser enviada assim que você fica sabendo da morte de seu ente querido.
De qualquer maneira, o melhor momento para entrar em contato dependerá do nível de relacionamento entre vocês.
Além disso, quando você entrar em contato, tente entender que a pessoa enlutada não é obrigada a responder imediatamente a sua manifestação de carinho. Em geral, quem sofre a perda de um familiar fica bastante sobrecarregado emocionalmente e não pode não ter palavras para descrever o que está sentido ou precisando.
Escolha o melhor meio de comunicação
Uma dúvida comum para quem precisa expressar solidariedade quando ocorre um falecimento é que tipo de mensagem é mais aceitável e de que maneira.
Isso irá depender do nível de proximidade do relacionamento entre vocês.
Naturalmente, na era das redes sociais, é cada vez mais frequente a comunicação através de um comentário em alguma plataforma como Facebook ou Instagram.
Porém, isso não significa que a ligação telefônica tenha perdido sua importância ou se transformado em uma atitude inapropriada.
O “quando e como” entrar em contato é assim: se você é um membro da família ou um amigo próximo, ligue ou envie uma mensagem imediatamente e depois visite os enlutados em casa e fique com eles o máximo que puder.
Se vocês são amigos sociais ou conhecidos que não são tão próximos, envie um e-mail ou uma mensagem de texto assim que souber da morte.
Se você é colega de trabalho ou conhecia o falecido, mas não os parentes, pode enviar um e-mail ou uma um cartão de condolências para o local do velório assim que souber do falecimento.
Conclusão
Ao enviar uma mensagem de condolência, não crie muitas expectativas. Afinal de contas, quando estamos entrando em contato com alguém que está de luto, talvez a pessoa não responda prontamente à nossa mensagem.
No texto, procure lembrar à pessoa enlutada do que o falecido representava, seus valores e as lições que aprendeu com ela. Uma mensagem contando a história e o legado ajudam a pessoa que está de luto a passar pelo momento.
As mensagens de texto são importantes, mas tenha em mente que elas nem sempre são necessariamente verbais. Os comportamentos e demonstrações de afeto como segurar a mão da pessoa enlutada podem falar muito.
Por isso, se for possível, ofereça ajuda. Evite ofertas genéricas como “me ligue se precisar de mim” ou “o que você precisa?” — porque eles provavelmente não pedirão nada.
Quando um amigo está deprimido, ele pode não ter energia para completar tarefas básicas, mas, ao mesmo tempo, provavelmente não quer ser um fardo ou mesmo saber o que pedir.
Isso significa que, como um amigo preocupado que deseja ajudar, é importante ser proativo ao fornecer suporte em vez de esperar ser solicitado.
A Viva Mais Plan é um serviço de Planejamento Funeral Familiar que assegura apoio à sua família e garante a solução de todo o processo que envolve um funeral.
Nós estamos habilitados para cuidar desde a liberação do corpo até o velório e o sepultamento de modo que haja uma despedida digna para quem você ama.
Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o Planejamento Funeral Familiar.