As varizes são um problema bastante comum e com um forte apelo estético. Mas aquelas veias dilatadas e tortuosas que costumam aparecer nas pernas causam problemas que vão além da aparência. As inflamações dos vasos sanguíneos podem levar a tromboses e embolias, além de úlceras na pele.
Neste artigo, vamos explicar o que causam as varizes e porque é indicado realizar o tratamento durante os meses mais frios do ano. Continue a leitura e confira!
Como surgem as varizes?
As varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas que surgem abaixo da pele, podendo ser de pequeno, médio ou grande calibre. Algumas pessoas podem apresentar apenas minúsculas ramificações vermelhas, que não causam outros sintomas além do desconforto estético.
Mas afinal, como surge essa condição? A explicação é relativamente simples. O sangue é bombeado do coração para todas as partes do corpo através das artérias e levado de volta pelas veias. Porém, ao passo que esse sangue desce facilmente para os membros inferiores, é um pouco mais complicado vencer a gravidade e voltar ao coração.
Então, devido a esse esforço, as veias podem ficar debilitadas, fazendo com que o sangue permaneça por ali e causando varizes.
As principais causas das varizes são:
- Genética e histórico familiar;
- Hormônios e medicamentos que afetam o sistema endócrino podem debilitar os vasos sanguíneos;
- Obesidade, já que o excesso de peso pressiona os vasos sanguíneos);
- Gestação, uma vez que o peso do bebê pode pressionar as veias da pelve e das pernas;
- Sedentarismo, que estimula o excesso de peso e faz com que os músculos se enfraqueçam;
- Sexo, já que os hormônios femininos podem aumentar as chances de desenvolver varizes. Portanto, as mulheres são as mais afetadas.
Tratamento para varizes – e por que fazê-los no inverno
Existem diversos tipos de tratamento para varizes, que vão desde o uso de meias de compressão até cirurgias. A seguir, confira algumas das opções disponíveis.
- Tratamento com laser: indicado para varizes de tamanho pequeno e médio;
- Tratamento com espuma: pequenas injeções de espuma, indicadas para varizes de pequeno calibre;
- Cirurgia: indicada para varizes maiores, mais profundas. Consiste na remoção da veia que não está funcionando corretamente, sem prejuízo para a circulação.
O inverno é a melhor época do ano para realizar o tratamento de varizes, porque favorecem o uso de calças e vestidos longos. Essas peças de vestuário são mais indicadas pois protegem as pernas da exposição solar, que pode levar ao surgimento de manchas na pele.
O verão é o pior período do ano para procurar um angiologista para tratar as varizes. A exposição solar e o bronzeamento podem provocar manchas. Além disso, depois da cirurgia, a pessoa deve usar meias de compressão por algumas semanas – o que pode ser bem desconfortável com as altas temperaturas.
Então, se você está buscando se livrar das varizes, aproveite a temporada de inverno. O importante, acima de tudo, é não deixar de procurar orientação e tratamento médico, pois esse problema vai muito além da estética.
A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você agendar consultas e exames com muita economia! Entre em contato conosco para saber mais!