Os rins são os filtros do organismo: são eles que ajudam a eliminar o excesso de sal e líquido e impedem a elevação da pressão sanguínea. Além disso, esses órgãos eliminam as toxinas do corpo através da urina. Por tudo isso, os problemas nos rins podem ser bastante graves e colocar nossa saúde em risco.
Neste artigo, vamos falar sobre os principais problemas nos rins, quais são as suas causas e quando procurar um nefrologista, médico especialista na área. Continue a leitura e confira!
Funções dos rins
Como dissemos, os problemas nos rins são bastante preocupantes, justamente pelas funções que esses órgãos desempenham em nosso corpo. Esses órgãos são os responsáveis por filtrar o sangue, formando a urina e contribuindo para o equilíbrio dos líquidos corporais.
É por meio dos rins que o corpo elimina as toxinas e dejetos, resultados do próprio metabolismo, tais como a creatinina, a uréia e o ácido úrico. Além disso, elimina o excesso de líquidos e sais e participa da produção dos glóbulos vermelhos, da vitamina D e da regulação da pressão arterial.
Então, é fácil compreender porque precisamos cuidar da saúde de nossos rins e procurar um especialista a qualquer sinal de anormalidade. A seguir, falaremos sobre os principais sinais de problemas nos rins e quando ir ao nefrologista!
Sintomas de problemas nos rins
As doenças mais comuns nesses órgãos são: pedras nos rins (cálculos renais), câncer renal, infecção renal e insuficiência renal. Cada uma dessas condições tem sua gravidade e deve ser devidamente diagnosticada e tratada o quanto antes.
A grande questão é que, na maioria das vezes, essas condições são assintomáticas e só causam dores em estágios avançados. Por isso, os exames de sangue e de urina são essenciais para identificar precocemente se há algo errado com os rins.
Por outro lado, existem alguns sinais que podem alertar para a presença de alguma irregularidade. Conheça a seguir quais os sintomas de problemas nos rins:
- Alterações na urina: espuma e/ou sangue no xixi, incontinência urinária, vontade de urinar durante a madrugada e xixi com mau cheiro ou cor alterada.
- Anemia: como os rins estimulam a medula óssea a produzir os glóbulos vermelhos, a presença de anemia é um indicativo de que algo está acontecendo.
- Dor nas costas: mais comum entre idosos, a dor nas costas pode ser um indicativo de problema renal, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas.
- Cansaço excessivo: o transporte de oxigênio pode ser prejudicado quando os rins não estão funcionando bem, por isso podemos nos sentir cansados o tempo todo.
- Edemas: o inchaço ou retenção de líquidos aparece porque o rim deixa de filtrar e eliminar corretamente a água do corpo. Tornozelos e pés são locais onde os edemas costumam aparecer com mais frequência.
- Coceiras na pele: já que o corpo não consegue eliminar as toxinas corretamente, essas substâncias podem ficar retidas nos tecidos, causando coceira e formigamento.
Busque ajuda
Ao notar a presença de qualquer um desses sintomas, é fundamental buscar a orientação de um médico, de preferência um especialista. Certamente, esses podem ser indicativos de outras doenças, mas é sempre bom descartar a possibilidade de problemas nos rins.
Neste artigo, falamos sobre a importância dos rins e explicamos sobre quando buscar ajuda. A Viva Mais Plan conta com benefícios exclusivos para você cuidar de sua saúde e da sua família com muita economia. Agende consultas e exames médicos agora mesmo! Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!