Sabe aquela frase típica de mães e avós que nos dizem para colocar o casaco ou ficaremos doentes? À primeira vista, pode parecer apenas cuidado materno, mas essa afirmação é cientificamente comprovada: os dias frios de inverno podem nos deixar com a imunidade baixa.
No entanto, não é apenas por causa da falta de agasalho que a imunidade baixa e as doenças de inverno aparecem. O assunto é muito mais complexo e envolve muitos fatores. Por isso, iremos explicar neste artigo como o frio pode prejudicar nossa saúde. Continue a leitura e confira!
Como o frio afeta nossa imunidade?
No inverno, a imunidade baixa é resultado de uma série de fatores, que devemos ficar atentos. Um dos principais pontos é que, quando as temperaturas estão mais elevadas, a pressão sanguínea tende a ser mais baixa. Porém, com as quedas dos termômetros, nosso corpo aciona um mecanismo de compensação e aumenta a pressão, o que pode afetar o sistema imunológico.
Com as temperaturas mais baixas, ficamos mais expostos a infecções respiratórias. Existe, por exemplo, a rinite vasomotora, em que surgem alterações nos vasos sanguíneos e causam sintomas como coriza, espirros e obstrução nasal.
E não é só isso! Com o clima mais frio e seco, os cílios que protegem a nossa mucosa respiratória trabalham mais devagar e deixam tudo mais ressecado. Além disso, esse ressecamento também aumenta o gasto de energia do corpo e o deixa mais suscetível a doenças.
O resultado? A queda da imunidade. Então, basta um pequeno descuido com a higiene para entrarmos em contato com um vírus e ficarmos doentes!
Imunidade baixa e cuidados com a saúde no inverno
Como dissemos, é preciso redobrar os cuidados com a imunidade durante os meses mais frios do ano. A seguir, confira algumas dicas para manter as defesas do seu corpo funcionando bem no inverno:
- Beba bastante água: com o clima mais seco, nosso corpo precisa de ainda mais hidratação. Além disso, beber água ajuda a eliminar toxinas do corpo, evitando doenças.
- Cuide da alimentação: procure manter uma dieta rica em nutrientes como vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. Frutas cítricas são uma ótima fonte desses elementos.
- Priorize seu sono: uma noite bem dormida faz bem não só para o nosso humor, mas também para a nossa saúde, porque diminui a produção de cortisol. Esse hormônio em excesso pode causar a queda da imunidade.
- Pratique atividades físicas regularmente: o movimento promove a oxigenação das células, fortalecendo as defesas do corpo.
- Evite aglomerações e locais fechados: com o frio, tendemos a manter as portas e janelas fechadas, mas isso pode favorecer a circulação de vírus pelo ar. Então, evite locais muito cheios e deixe o ar circular.
Neste artigo, falamos sobre como as temperaturas mais baixas do inverno estão relacionadas com a imunidade baixa. Nessa época do ano, é preciso redobrar os cuidados com a saúde, para evitar o contágio por doenças como o novo coronavírus, por exemplo.
A Viva Mais Plan acredita que a prevenção é a melhor forma de vivermos o hoje e cuidarmos do futuro. Por isso, nossos planos funerais e benefícios oferecem a economia e o conforto que sua família precisa. Entre em contato conosco para saber mais!