Você está escovando os dentes e repara que a espuma branca do creme dental está vermelha. Com a gengiva sangrando, você termina a escovação e decide ignorar. Mas você sabia que esse pequeno sangramento pode ser um indicativo de como anda sua saúde bucal e do seu corpo como um todo?
Neste artigo, vamos falar sobre porque a gengiva sangrando não é algo que devemos minimizar ou deixar de lado. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que pode causar sangramento na gengiva?
Como dissemos, a gengiva sangrando é um sinal de que há algo errado. É comum que isso aconteça por razões mecânicas, ou seja, quando fazemos muita força na escovação ou na hora de passar o fio dental. Porém, essa não é a única causa para o sangramento na gengiva – e pode estar acontecendo algo mais sério.
Entre as principais causas para esses sangramentos, podemos citar:
- Higiene bucal inadequada: quando passamos muito tempo sem escovar os dentes ou sem usar o fio dental, placas bacterianas se formam – e tornam tudo mais sensível. Por isso, é comum que os sangramentos diminuam quando voltamos a usar a fita dental com mais frequência e usamos uma escova de cerdas macias.
- Gengivite: a gengivite é uma inflamação na gengiva que acontece por causa do acúmulo de placa bacteriana. Os sintomas deste problema incluem dor, vermelhidão, inchaço e sangramento nas gengivas. Se não tratada, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, condição grave que leva até mesmo à perda dos dentes.
- Deficiência de vitaminas: a falta de vitamina C e K pode levar ao sangramento das gengivas. Por isso, manter uma alimentação equilibrada ajuda até mesmo na nossa saúde bucal.
Existem ainda outras razões pelas quais o sangramento na gengiva acontece. Alterações hormonais (inclusive gravidez), diabetes, desordem hemorrágica e leucemia também podem causar esse problema. Por isso, é preciso ficar atento e procurar um dentista assim que perceber que o sangramento persiste mesmo após o fim da escovação.
Gengiva sangrando: o que fazer?
Quando você reparar a gengiva sangrando ao escovar os dentes, o primeiro passo é avaliar como anda a sua higiene bucal. Você tem colocado muita força na escova? Tem usado uma escova de cerdas macias e trocado a cada 3 meses ou quando está desgastada? Tem utilizado o fio dental pelo menos uma vez por dia, sem fazer tanta força?
Se o sangramento persistir, vier acompanhado de outros sintomas como o inchaço e acontecer de forma espontânea, acenda o sinal vermelho. Nesse momento, é fundamental procurar um dentista, para que ele faça uma avaliação completa e inicie o tratamento correto.
Muitas pessoas notam o problema, mas acreditam que é algo normal e acabam não procurando ajuda. Acontece que ter a gengiva sangrando é uma porta de entrada para bactérias e também pode ser indicativo de que algo mais grave está havendo. Então, não minimize esse sangramento e cuide de sua saúde!
A Viva Mais Plan conta com benefícios exclusivos para que você possa se cuidar e cuidar de toda a sua família com muita economia! Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!