Embalsamar um corpo: por que e quando realizar a prática?

O ato de embalsamar cadáveres é uma prática milenar, utilizada desde a Antiguidade pelos povos egípcios para a preparação das múmias. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o embalsamamento não é o mesmo que mumificação – e é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Ainda hoje, a técnica de embalsamar corpos é utilizada, mas em situações bastante diferentes do que a mumificação. Continue a leitura e conheça a aplicação dessa prática e porque ela ainda é muito importante nos dias atuais!

O que é embalsamamento?

Acima de tudo, embalsamar é preservar o corpo após a morte. Para isso, os fluidos corporais são retirados e substituídos por uma mistura de água e formaldeído (formol). Essa substituição é feita para interromper o processo de decomposição do corpo, deixando-o preparado para o transporte e o velório.

Acima de tudo, o corpo embalsamado é necessário em situações nas quais a morte ocorreu em um local distante de onde será o sepultamento. Ainda, quando se sabe que o funeral irá durar mais do que 24 horas, é preciso contar com essa técnica.

Além de interromper a decomposição, o embalsamamento tem como objetivo deixar o corpo com a aparência mais próxima ao que o falecido tinha em vida.

Quando é necessário embalsamar um corpo?

Existem algumas situações em que é preciso contar com as técnicas de embalsamamento. São elas:

  • Quando o corpo precisa ser transportado para outra localidade, especialmente em distâncias maiores do que 500 km.
  • Se a morte ocorreu por acidente, afogamento ou queimaduras, resultando em deformação do corpo.
  • Quando a família deseja que seu ente querido tenha uma aparência mais natural.
  • Se a pessoa for uma figura pública e precisar permanecer em velório por muito tempo.

Qual a importância de embalsamar um corpo?

Depois de entender o que é embalsamar, você deve estar se perguntando quando esse procedimento se faz necessário.

Então, imagine que um familiar seu viajou para o exterior e, infelizmente, veio a óbito. O processo de liberação do corpo pode demorar dias e, nesse período, a decomposição já tem início. Assim, para preservar a aparência do falecido até o momento do funeral e do sepultamento, será preciso embalsamar o seu corpo.

Mesmo que o transporte seja em terras nacionais, se for preciso percorrer uma distância maior do que 500 quilômetros, é obrigatório realizar o embalsamamento.

Dessa forma, ainda que a técnica não tenha mais nada a ver com a mumificação criada pelos egípcios, ela é muito importante nos dias atuais.

Conte com a Viva Mais Plan

A Viva Mais Plan acredita que todas as famílias merecem viver um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que permitem que você planeje o amanhã e viva melhor o presente.

Com nossos serviços, você tem a tranquilidade de não precisar se preocupar com questões burocráticas e financeiras no momento da morte de um familiar. A opção por embalsamar um corpo ou não, por exemplo, pode ser feita com antecedência.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como eles podem te ajudar no momento do luto!

Luto por um colega de trabalho: como lidar com a perda?

Não estamos preparados para lidar com a dor da perda em nossa vida pessoal – menos ainda quando falamos do ambiente profissional. O luto por um colega de trabalho que faleceu não é um assunto frequente na maioria das empresas, justamente porque a morte é um tema que desperta muitos tabus.

Neste artigo, vamos falar sobre como lidar com o luto por um colega de trabalho e quais são as ações que a empresa deve tomar quando um colaborador falece. Continue a leitura e confira nossas dicas sobre esse tema tão importante.

Como a empresa deve agir diante do luto por um colega de trabalho?

Como dissemos, o luto por um colega de trabalho é uma situação que muitas empresas não estão preparadas para lidar. Porém, infelizmente essa é uma necessidade cada vez mais urgente: em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas são as perdas que teremos que enfrentar.

Por ser uma questão sobre a qual os gestores não estão acostumados a refletir, muitos não sabem como agir após o falecimento de um funcionário. Então, em alguns casos, existe uma certa frieza ao repassar a notícia para os outros colaboradores e ao dar os próximos passos práticos.

De fato, nenhuma pessoa é substituível, mas quando falamos em trabalho é preciso pensar em formas de garantir que as atividades continuem. Nesse sentido, alguns cuidados que podem ser tomados pelas empresas nesse momento são:

  • Entender que as relações de trabalho também são reais e importantes para os funcionários. Muitas vezes, passamos mais tempo com nossos colegas de equipe do que com nossas famílias. Por isso, sentimos a perda de um amigo, mais do que um simples colega.
  • Consultar a equipe sobre a melhor forma de honrar a memória daquele que se foi. Pode ser plantando uma árvore ou criando uma placa em seu nome, por exemplo.
  • Tomar certos cuidados na hora de substituir quem faleceu. A sensibilidade de mudar um pouco o nome do cargo ou mesmo o arranjo da mesa de trabalho pode fazer a diferença. Essas atitudes reforçam o aspecto humano do luto, além de demonstrar que o sofrimento é permitido e compreendido naquele ambiente.

Ninguém está preparado para lidar com a morte

Por mais processos de luto que alguém já tenha vivido, lidar com a perda de um amigo ou colega de trabalho não será fácil. O luto gera desorientação e emoções intensas, que causam alterações comportamentais, psíquicas e físicas. Assim, voltar ao local de trabalho e se deparar com a mesa e a cadeira vazias – e saber que aquela pessoa não voltará mais – é uma situação desafiadora.

Assim, uma mensagem de apoio ao luto faz toda a diferença. As empresas devem apostar em seu aspecto humano, acima de tudo.

Neste artigo, falamos sobre como as empresas devem agir em situações de luto por um colega de trabalho. Como dissemos, pode ser desafiador enfrentar essa perda, especialmente em um mundo que não dá espaço para a dor.

A Viva Mais Plan acredita que todos merecem vivenciar um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa nesse momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais!