Flores para funeral: quais as espécies mais indicadas?

Soltas ou em formato de coroas, as flores para funeral são umas das principais maneiras de homenagear aquele que se foi e confortar seus familiares. Repletas de simbolismo, elas trazem certo conforto para o coração daqueles que ficam, em uma mensagem de carinho e respeito pela sua dor.

Neste artigo, vamos falar sobre as flores para funeral, a origem dessa tradição e o significado de cada espécie de flor. Continue a leitura e confira nossas dicas para não errar na hora de prestar suas homenagens póstumas!

Por que enviar flores para um velório?

O velório e o sepultamento são rituais de despedidas muito importante para os familiares, que vivenciam o processo de luto com intensidade nesses momentos. Pode parecer que não, mas as flores para funeral são fundamentais para esses rituais fúnebres. Afinal, elas nos lembram que a vida é frágil e passageira – mas que tem a sua beleza.

Além disso, as flores para velório são uma forma de demonstrar o nosso carinho e conforto para aqueles que ficaram. Se você não pode estar presente na cerimônia, por exemplo, enviar uma coroa de flores é um gesto grandioso de respeito aos familiares enlutados.

Outro significado para o hábito de enviar flores aos funerais é a ideia de que as flores representam a passagem para uma nova vivência. Em um outro plano espiritual, desejamos que a pessoa tenha tranquilidade, paz e pureza.

Quais as flores para funeral mais indicadas?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas diz respeito a que flores levar para um funeral. Entre tantas espécies, certamente existem algumas que são mais adequadas para esse momento tão delicado.

Mas na hora de escolher, também é preciso levar em consideração os gostos e a personalidade da pessoa que faleceu. Se ela gostava de lírios, por exemplo, por que não levar um arranjo com essas flores para a cerimônia?

A seguir, confira algumas das flores mais utilizadas em coroas e arranjos de flores para funeral:

  • Rosas: as brancas simbolizam pureza e lealdade, enquanto as vermelhas representam paixão, coragem e carinho.
  • Crisântemos: simplicidade, afeto e completude são os significados dessas flores coloridas tão comuns em velórios.
  • Copo-de-leite: representa a iluminação espiritual, a paz e a tranquilidade. Sua beleza rústica e seu aroma suave também chamam a atenção.
  • Lírios: de uma beleza única, pode ser encontrada em diversas cores. Simboliza amor eterno, zelo e paz.
  • Gérberas: comumente utilizadas em velórios infantis, porque simbolizam pureza, inocência e simplicidade.
  • Cravos: desde antigamente, essa flor é associada à saudade, ao amor puro e aos desejos de boa sorte.
  • Margaridas: não tão comuns em velórios, essas flores são singelas e simples e representam inocência, pureza e boas memórias.

Conte com a Viva Mais Plan

Neste artigo, falamos sobre os principais tipos de flores para funeral, para que você possa fazer uma boa escolha na hora de homenagear um ente querido. Cada espécie tem sua beleza e seu significado, aos quais devemos ficar atentos.

A Viva Mais Plan acredita que todos merecemos vivenciar um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa em um momento tão delicado. A ornamentação da sala de velório é um desses serviços. Entre em contato conosco para saber mais!

Vida após a morte: o que a ciência e as religiões edizem sobre o tema?

Uma das maiores questões da humanidade diz respeito ao que acontece após a morte. Durante toda a história, culturas e religiões têm buscado encontrar respostas para questões da vida após a morte. Até mesmo a ciência tem as suas próprias teorias.

Paraíso, inferno, reencarnação: as hipóteses são muitas e cada religião tem a sua crença sobre como acontece a vida após a morte. Neste artigo, vamos falar sobre o que algumas religiões dizem sobre o tema, além da opinião da ciência. Então, continue a leitura e confira!

O que a ciência diz sobre a vida após a morte?

Como dissemos, a vida após a morte é um tema muito debatido, inclusive pela ciência. Ainda não existem comprovações, apenas teorias, baseadas principalmente em relatos de pessoas que passaram por uma experiência de quase morte. Geralmente, essas vivências possuem pontos parecidos, tais como:

  • Presença de uma luz intensa;
  • Presença de um túnel;
  • Sensação de estar fora do corpo, vendo os acontecimentos de fora;
  • Reencontro com pessoas que já faleceram.

De acordo com a ciência, essas sensações têm explicações neuroquímicas e não em planos espirituais. Os médicos costumam explicar tais relatos como consequência da falta de oxigenação do cérebro, que provoca alucinações.

Mas, apesar dessas hipóteses, ainda não há uma resposta definitiva e a ciência não pode comprovar se existe vida após a morte – ou não.

Qual a visão das religiões sobre a vida após a morte?

Por acreditarem que os seres humanos são muito mais do que apenas um corpo físico, muitas religiões falam sobre experiências espirituais e descanso eterno, por exemplo. A seguir, confira o que algumas doutrinas falam sobre como é a vida após a morte.

Catolicismo

Para os católicos, as ações em vida determinam se a pessoa irá para o céu, purgatório ou inferno depois que morrer. Não existe reencarnação, apenas uma morte e a possibilidade de ressuscitar e viver a vida eterna ao lado de Jesus, no Céu.

Protestantismo

A crença dos evangélicos é parecida com a dos católicos. A diferença é que os evangélicos não creem na existência de um purgatório, local onde as almas são enviadas para a remissão de seus pecados.

Espiritismo

Para os espíritas, a morte não é o fim – e o espírito permanece vivo em um plano astral ou se reencarna em outro corpo. Assim, cada reencarnação é uma oportunidade de evolução no amor, caridade e no bem.

Judaísmo

De modo geral, os judeus acreditam que o espírito permanece vivo após a morte. Porém, enquanto algumas correntes creem na reencarnação, outras creem na ressurreição.

Islamismo

Para o islamismo, a vida terrena é uma forma de nos preparar para a vida eterna. Semelhante à visão dos cristãos, eles creem na existência de paraíso e inferno, destinos de acordo com as vivências de cada um.

Umbanda

Para os umbandistas, a reencarnação é uma forma de permitir a evolução do espírito. Então, depois da morte, ele é encaminhado para um dos sete locais disponíveis e é regido por um orixá, que orienta seu caminho.

Neste artigo, falamos sobre a visão de algumas religiões sobre a vida após a morte. Certamente, existem outras crenças e doutrinas que não citamos, mas que também têm a sua importância e contribuição. É o caso do budismo, hinduísmo e candomblé, por exemplo.

Acima de tudo, a Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa no momento do luto. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

O que dizer quando alguém morre: dicas importantes

Confortar quem amamos quando essa pessoa está passando por uma fase de luto é um gesto de amor e empatia. Porém, nem sempre sabemos o que dizer quando alguém morre. Afinal, faltam palavras para expressar a nossa tristeza e a nossa dor pela perda.

Entendendo que muitas pessoas ficam perdidas e não sabem o que dizer quando alguém morre, preparamos este artigo com muito carinho. Continue a leitura e confira nossas dicas para oferecer apoio e conforto para aqueles que você ama no momento do luto!

Exercite a empatia

Acima de tudo, escolher as melhores palavras e saber o que dizer quando alguém morre é um exercício de empatia. Mesmo quando não sentimos a dor do outro, nos colocamos em seu lugar e oferecemos toda a compreensão que ele precisa nesse momento tão complicado.

Cada pessoa reage à dor da perda de uma forma. Enquanto alguns choram copiosamente, outros guardam as lágrimas para si. Enquanto alguns preferem estar perto daqueles que amam, outros precisam de um tempo sozinhos.

Não existe fórmula mágica para lidar com a morte nem resposta pronta sobre como confortar alguém de luto. Como dissemos, o segredo é ser gentil, empático e respeitar o espaço de cada um.

Afinal, o que dizer quando alguém morre?

Muito além de saber o que dizer para alguém de luto, é preciso saber o que fazer nesse momento tão delicado. Demonstre sua preocupação, apoio e paciência com aqueles que estão enfrentando o processo de luto.

Na hora de escolher as melhores palavras, o bom senso é fundamental. Evite frases prontas, porque elas desconsideram as experiências pessoais do enlutado e tendem a impor que a pessoa supere o luto imediatamente.

Não diga para a pessoa ser forte: ela tem direito de se sentir vulnerável e triste. É certo que a morte faz parte da vida, mas é preciso tomar cuidado para não minimizar o sofrimento daquela pessoa. Dizer que “todo mundo passa por isso” pode soar rude e insensível.

Escolhendo as melhores palavras

A seguir, confira algumas sugestões de frases que você pode usar para confortar um amigo ou familiar que acabou de perder um ente querido:

  • “Eu nem imagino a dor que você está sentindo”;
  • “Você tem direito de se sentir assim”;
  • “Sinto muito que esteja passando por isso”;
  • “Conte comigo para o que precisar”;
  • “Sei o quanto essa pessoa era especial para você”;
  • “Se precisar desabafar, estou aqui”;
  • “Quando você estiver preparado, vai superar essa dor e seguir em frente”.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas sobre o que fazer e o que dizer quando alguém morre, oferecendo o apoio emocional necessário sem soar invasivo. Acima de tudo, esse é um exercício de empatia e cuidado com o outro, respeitando o seu momento de dor.

A Viva Mais Plan acredita que todos merecem viver um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!