Existem diversos fatores que interferem no cálculo da longevidade da população de um país. Situações extremas como guerras e epidemias podem impactar negativamente nesse sentido. Não é à toa que pesquisadores já chegaram à conclusão de que a pandemia reduziu a expectativa de vida do brasileiro em quase dois anos.
Assim como na maioria dos outros países, a expectativa de vida do brasileiro estava em crescimento. No entanto, com a crise sanitária que estamos enfrentando e com tantas mortes de pacientes por coronavírus, o cenário mudou.
Neste artigo, falaremos sobre como é feito esse cálculo e como a expectativa de vida do brasileiro é afetada pelas políticas públicas adotadas ao longo dos anos.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Como é determinada a expectativa de vida?
Desde 1945, a estimativa de vida do brasileiro vinha apresentando um ciclo de crescimento. Nesta data inicial, a longevidade era estimada em 45,5 anos, atingindo a taxa de 76,7 em 2020.
Esses números são um importante indicador da qualidade de vida do país e fazem parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Conforme dissemos, são diversos os fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida de uma nação, mas podemos citar alguns:
- Investimento em serviços básicos de saúde;
- Vacinação;
- Medidas preventivas de saúde pública;
- Uso de antibiótico para tratamento de doenças;
- Tratamento de água e esgoto.
Todos esses cuidados e políticas públicas auxiliam na redução da mortalidade por doenças infecciosas, especialmente entre as crianças, que são mais vulneráveis.
O impacto da Covid-19 na expectativa de vida do brasileiro
A expectativa de vida é um termômetro social que indica como o país está progredindo em relação ao aumento da longevidade de sua população. Por outro lado, em uma situação de crise na saúde como essa, as altas taxas de mortalidade contribuem para reduzir a média de vida do brasileiro.
Atualmente, o Brasil é o segundo país em número absoluto de mortes por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos. Além de deixar milhões de famílias enlutadas, a pandemia causará consequências a longo prazo: os brasileiros perderam 1,94 ano de expectativa de vida.
Se anteriormente a projeção era de que a expectativa de vida do brasileiro atingisse 76,7 anos, agora os números alcançam 74,8. Porém, segundo explicam pesquisadores demográficos, a redução pode ser ainda maior, considerando a subnotificação de mortes e a continuidade da pandemia, sem perspectiva de melhoras.
Além das perdas para a Covid-19, o número de mortes por causas tratáveis e evitáveis tem aumentado, em razão do colapso do sistema de saúde. Também não podemos deixar de citar o cenário de insegurança alimentar e fome como um fator que reduz a estimativa de vida.
Neste artigo, falamos sobre como a expectativa de vida do brasileiro tem sido afetada pela pandemia de coronavírus. Os efeitos das mortes por Covid-19 não são apenas imediatos: eles serão sentidos também a longo prazo.
A Viva Mais Plan acredita que todas as famílias devem viver um luto digno, sem se preocupar com questões burocráticas ou financeiras.
Entre em contato conosco e saiba como nossos serviços podem te ajudar nesse momento tão delicado!