As quedas são mais comuns em duas fases da vida: na infância e na velhice. No primeiro momento, estamos desenvolvendo o equilíbrio. Quando envelhecemos, o perdemos. É por isso que as quedas em idosos são bastante comuns.
Mas, apesar de comuns, as quedas em idosos não são normais: elas indicam que algo não vai bem com a saúde ou com o ambiente onde o idoso vive. Neste artigo, falaremos sobre as principais causas e maneiras de prevenção desses acidentes.
Continue a leitura e confira!
Principais causas de quedas em idosos
Conforme dissemos, as quedas em idosos são acidentes que ocorrem com frequência. Entre as pessoas com mais de 65 anos, um terço já sofreu alguma queda. O número é ainda maior entre os idosos com idade mais avançada. Acima dos 80 anos, 40% das pessoas caem pelo menos uma vez por ano.
As quedas de idosos podem ser causadas por diversas razões, geralmente relacionadas ao envelhecimento, como diminuição da visão e da força muscular.
Outros fatores de risco para esse tipo de acidentes são:
- Osteoporose;
- Doenças que afetam o sistema motor, como Parkinson ou esclerose múltipla;
- Problemas de visão e/ou audição;
- Efeitos colaterais de medicamentos.
Existem também os fatores ambientais, ou seja, quando o local onde o idoso vive não está adaptado para as suas necessidades. Locais muito escuros, com tapetes soltos e objetos pelo caminho apresentam alto risco de queda em idosos.
Quedas em idosos é coisa séria
Não é porque as quedas são comuns que elas não têm consequências graves. Em alguns casos, os idosos perdem funcionalidade, passam a precisar usar bengalas e andadores ou até mesmo precisam ficar acamados devido a fraturas nos ossos.
Por outro lado, também não podemos deixar de citar os impactos psicológicos das quedas na terceira idade. Depois de cair, muitos idosos passam a ter medo de que isso aconteça de novo.
Ao desenvolver esse receio, eles se limitam cada vez mais – e acabam por se isolar.
Como prevenir quedas em idosos
Segundo especialistas, precisamos nos atentar para os fatores intrínsecos e extrínsecos desse tipo de acidente. Em outras palavras, devemos cuidar da saúde de nossos idosos e da estrutura do local onde eles vivem ou passam a maior parte do tempo.
Assim, existem algumas atitudes que ajudam na prevenção de quedas em idosos. Confira:
- Realizar exames oftalmológicos e físicos com frequência (pelo menos uma vez ao ano), para identificar se existem problemas cardíacos ou de pressão arterial;
- Manter uma dieta com ingestão adequada de cálcio e vitamina D, que ajudam a fortalecer os ossos;
- Praticar exercícios físicos que trabalhem equilíbrio, força e coordenação;
- Manter seu médico informado sobre todos os medicamentos que costuma tomar e se informar sobre possíveis efeitos colaterais;
- Eliminar da casa todos os objetos que possam causar escorregões, tais como tapetes soltos;
- Instalar suportes, corrimão e outros acessórios de segurança pela casa;
- Evitar encerar a casa;
- Evitar andar em locais com piso úmido;
- Usar sapatos com sola antiderrapante;
- Manter a casa sempre bem iluminada e livre de objetos pelo chão;
- Deixar uma luz acesa durante a noite, para o caso de precisar se levantar.
Neste artigo, falamos sobre como as quedas em idosos são episódios comuns, mas que podem ser evitados com cuidados simples. Além de mostrar as causas, te ajudamos com uma série de dicas para prevenir este tipo de acidente em casa.
A Viva Mais Plan acredita que cuidar do presente é garantir o futuro – e vice-versa. Por isso, nossos planos funerários ajudam a tornar o luto de muitas famílias menos doloroso e nossos benefícios tornam a sua vida mais simples.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!