CURTIR OU NÃO CURTIR UMA PUBLICAÇÃO SOBRE FALECIMENTO?

Você abre a sua rede social pela manhã e se depara com a alteração de imagem do perfil de um conhecido pelo símbolo de luto. Daí, então, entra no perfil e descobre quem próximo ao seu amigo na rede social morreu.
A partir disso, surge a dúvida: como reagir a esta informação e prestar, adequadamente, as condolências?

Nesse post, separamos algumas orientações importantes para você não cometer nenhuma gafe online.

As redes sociais, hoje em dia, nos oferecem a possibilidade de reagirmos ao post com emojis diversos. Por isso, jamais use o botão curtir em uma publicação sobre a morte de alguém. Geralmente, pensamos que o ato de curtir o post significa apoio, mas, sem querer, podemos passar a impressão de que gostamos da má notícia. No Facebook, por exemplo, temos o botão força que serve para manifestar apoio virtual, mas no Instagram e no Twitter – para citar as outras duas redes sociais mais famosas – não existe nenhuma opção parecida para demonstrar suporte, restando somente a famosa curtida. Nesses casos, manifeste o seu pesar escrevendo um comentário de apoio ao enlutado.

Sobretudo, quando escrever, se lembre de manter a formalidade, compartilhe momentos vividos com a pessoa que faleceu e deseje os pêsames aos parentes. Faça isso sempre com muita cordialidade, respeitando o luto dos familiares. Ao escrever um comentário seja cuidadoso com as informações que relatará, não abrindo espaço para publicação de temas de foro íntimo e particular do falecido. Não se esqueça de que a outra pessoa está passando por um momento muito difícil e não precisa ouvir palavras desagradáveis. Caso tenha havido uma desavença entre você e o falecido, se lembre a rede social não é hora e lugar para resolver desentendimentos.

Acima de tudo, apesar de as plataformas digitais permitirem uma comunicação instantânea, não fique somente no virtual. Se você mora na mesma cidade da pessoa que faleceu, compareça ao velório e enterro. No local, manifeste o seu carinho pessoalmente aos familiares. Acredite: nada substituirá a sua presença.

Demonstre com sinceridade aos que estão sofrendo que você sente muito e deseja forças para que superem esse momento difícil.
Em um momento assim, se você também está triste pela morte de alguém, seguramente você também receberá manifestações de apoio e carinho.

Quer saber mais dicas sobre esse assunto, siga a nossa página oficial no Facebook ou visite o nosso site.