COMO SE COMPORTAR EM UM FUNERAL

A maneira de se comportar durante um funeral costuma variar muito devido a fatores como idade, cultura e fé. Mesmo assim, todos os funerais têm algo em comum: podem ser ocasiões intimidantes para as pessoas que vão a um funeral pela primeira vez. Aqui estão alguns prós e contras dos serviços funerários para ajudá-lo a se sentir mais confortável no dia.

  1. Funerais são ocasiões delicadas.
    Eles costumam acontecer no serviço fúnebre do cemitério onde a pessoa será sepultada e duram até 48 horas depois do falecimento. Existem algumas regras de etiqueta que devem ser observadas nessa situação, como chegar cedo, usar roupas discretas e oferecer suas condolências à família, mas se o rito será celebrado dentro de uma religião específica, você deve se informar sobre como se portar para evitar maiores constrangimentos.

Procure se vestir discretamente
Mesmo que usar roupas pretas não seja obrigatório nos costumes brasileiros, é de bom tom deixar os decotes e roupas chamativas de lado, assim como roupas de cores muito berrantes e cortes ousados. Para não errar, opte por cores como cinza, azul-escuro e verde-escuro em modelos sóbrios.

  1. Programe-se para permanecer no local do velório
    Os serviços costuma funcionar conforme uma programação e, provavelmente, você terá sido informado da hora prevista para o início do funeral. Tente chegar entre 15-30 minutos antes do início para ter tempo de cumprimentar os familiares e assinar o livro de visitas; quando assiná-lo, escreva seu nome completo e, se quiser, o nível de relacionamento que tinha com o falecido (como amigo, colega de trabalho, etc). Se infelizmente se atrasar, deve tentar entrar o mais silenciosamente possível, talvez ficando na parte de trás para evitar incomodar ninguém.
  2. Como agir durante o velório
    Se você não tem um vínculo próximo com o falecido, evite ficar muito próximo do caixão. Este é um espaço que deve ser desfrutado pelos familiares mais próximos. Além disso:
  • Desligue o celular: você pode deixá-lo mudo ou desligá-lo de vez; o importante é lembrar de deixá-lo guardado para que ele não toque e não importune os outros participantes.
  • Ofereça suas condolências à família: expresse-se enviando flores ou mesmo verbalmente.
  • Não tenha medo de chorar: chorar é uma reação natural do corpo, portanto é normal que as pessoas estejam tristes com o falecimento de uma pessoa querida.
  • Escute à eulogia com respeito: eulogia é o discurso que homenageia quem faleceu, mas isso não acontece em todos os funerais. Caso haja esse momento, escute com atenção e tente não se distrair, pois isso pode ser considerado falta de respeito.

Lembre-se que quando você mais precisar, a Viva Mais Plan estará com você.