Quanto tempo dura o luto após uma morte?

Não há um cronograma para a duração do luto ou como você deve se sentir após um determinado período. Depois de doze meses, pode parecer que tudo aconteceu ontem, ou pode parecer que tudo aconteceu há muito tempo. Esses são alguns dos sentimentos que você pode ter quando está lidando com o luto de longo prazo.

Aprender a conviver com a perda de alguém que você ama pode levar muito tempo, e assim como a dor de cada pessoa é diferente, cada ser humano se sente diferente com o passar do tempo.

Quando vou me sentir melhor?

Você e as pessoas ao seu redor podem ter expectativas sobre a rapidez com que devem seguir em frente. Mas a dor muda com o tempo, à medida que você entende como sua vida é diferente sem a pessoa. Somos todos diferentes e não há um cronograma de quanto tempo isso vai demorar.

Nos estágios iniciais, você pode ser pego por um turbilhão de coisas que precisa fazer e resolver, ou pode se sentir chocado e entorpecido. Depois de vários meses, o apoio inicial que você recebeu de amigos e familiares pode começar a diminuir. Ao mesmo tempo que as pessoas começam a oferecer menos apoio, você pode começar a se sentir menos apoiado. Somente quando essas coisas acontecem, você pode começar a sentir como sua vida é diferente sem a pessoa que amava e começar a sofrer por essa perda.

O primeiro ano
Geralmente, leva cerca de um ano para você perceber o que mudou em sua vida, tanto emocional quanto de forma prática. Algumas coisas só acontecem uma vez por ano, como comemorar um aniversário, ou fazer algo que o falecido costumava fazer, como renovar o seguro do carro. Cada vez que uma dessas coisas acontece, você é lembrado de sua perda e seus sentimentos de tristeza podem vir à tona.

Pode parecer como se você estivesse em uma montanha-russa emocional, onde em um minuto você está enfrentando e no próximo você se sente oprimido pela tristeza. É provável que você descubra que tem dias bons e dias ruins.

Conforme o tempo passa, o equilíbrio entre dias bons e dias ruins muda e gradualmente você descobrirá que tem mais dias bons e menos dias ruins. Mas essas mudanças são graduais e cada pessoa é diferente, de modo que o equilíbrio para você pode não ser o mesmo de outra pessoa após o mesmo período de tempo.

Alguns dos sintomas físicos do luto, como dificuldade para dormir e perda do apetite, também diminuem com o tempo. Cuidar de si mesmo comendo bem, fazer exercícios e dormir vai ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo e a lidar com a situação.

A Viva Mais Plan oferece o apoio para a sua família em uma hora tão delicada.
Consulte condições em nosso site.
Acesse vivamaisplan.com.br