LIDANDO COM A DOR DA PERDA

Não existe uma maneira certa ou errada de sofrer a perda de um ente querido. Porém existem formas saudáveis de se lidar com o processo de luto.

Confira algumas dicas especiais que preparamos para ajudar a lidar com a dor da perda:

O que é luto?

O luto é uma resposta natural à perda. É o sofrimento emocional que você sente quando algo ou alguém que você ama é levado embora. Freqüentemente, a dor da perda pode ser insuportável. Você pode experimentar todos os tipos de emoções difíceis e inesperadas, desde choque ou raiva até descrença, culpa e profunda tristeza. A dor da tristeza também pode prejudicar sua saúde física, tornando difícil dormir, comer ou até mesmo pensar direito. Essas são reações normais à perda – e quanto mais significativa for a perda, mais intensa será sua dor.

Lidar com a perda de alguém ou algo que você ama é um dos maiores desafios da vida. Você pode associar o luto à morte de um ente querido – que muitas vezes é a causa do tipo mais intenso de luto – mas qualquer perda pode causar luto, incluindo:

Divórcio ou término de relacionamento
Perda de saúde
Perder um emprego
Perda de estabilidade financeira
Um aborto espontâneo
Aposentadoria
Morte de um animal de estimação
Perda de um sonho acalentado
Doença grave de um ente querido
Perda de uma amizade
Perda de segurança após um trauma
Vender a casa da família
Até mesmo perdas sutis na vida podem desencadear uma sensação de tristeza. Por exemplo, você pode sofrer depois de se mudar de casa, se formar na faculdade ou mudar de emprego.

Seja qual for a sua perda, é pessoal para você, então não se sinta envergonhado sobre como você se sente, ou acredite que de alguma forma só é apropriado lamentar por certas coisas. Se a pessoa, animal, relacionamento ou situação era importante para você, é normal lamentar a perda que você está experimentando. Seja qual for a causa de sua tristeza, porém, existem maneiras saudáveis ​​de lidar com a dor que, com o tempo, podem aliviar sua tristeza e ajudá-lo a aceitar sua perda, encontrar um novo significado e, por fim, seguir em frente com sua vida.

O processo de luto

O luto é uma experiência altamente individual; não há maneira certa ou errada de sofrer. O modo como você sofre depende de muitos fatores, incluindo sua personalidade e estilo de enfrentamento, sua experiência de vida, sua fé e o quão significativa a perda foi para você.

Inevitavelmente, o processo de luto leva tempo. A cura acontece gradualmente; não pode ser forçado ou apressado – e não há um calendário “normal” para o luto. Algumas pessoas começam a se sentir melhor em semanas ou meses. Para outros, o processo de luto é medido em anos. Seja qual for a sua experiência de luto, é importante ser paciente consigo mesmo e permitir que o processo se desenrole naturalmente.

Como lidar com o processo de luto

Embora o luto pela perda seja uma parte inevitável da vida, existem maneiras de ajudar a lidar com a dor, aceitar sua dor e, eventualmente, encontrar uma maneira de juntar os pedaços e seguir em frente com sua vida.

Reconheça sua dor

Aceite que a dor pode desencadear muitas emoções diferentes e inesperadas.
Entenda que seu processo de luto será exclusivo para você.
Procure apoio face a face de pessoas que se importam com você.
Apoie-se emocionalmente, cuidando de você fisicamente.
Reconheça a diferença entre tristeza e depressão.

A Viva Mais Plan é uma empresa consolidada na prestação de serviços de assistência funeral que atua de forma ética, transparente e respeitosa aos seus clientes.

Nossa equipe está disponível em nossos canais de atendimento 24 horas por dia.

Acesse www.vivamaisplan.com.br