MUDANÇAS NO VELÓRIO E ENTERRO DURANTE A PANDEMIA

A pandemia alterou o processo de luto dos parentes e amigos que se despedem dos entes queridos vítimas da COVID-19. Chorar a perda de alguém, ao lado do caixão, nunca foi simples, mas é parte de um processo necessário para lidarmos com o luto.
Embora os funerais ainda possam acontecer, houve mudanças importantes a começar pelo distanciamento social que impede o abraço e o limite de 10 pessoas em uma capela. Além disso, os velórios durante este período ocorrem com limite de até 2 horas caso a morte não tenha sido causada pelo novo coronavírus, enquanto nos casos de morte em decorrência da COVID-19 a recomendação é de sepultamento imediato.

Posso organizar um funeral durante a pandemia?
Sim, você ainda pode ir em frente e organizar um funeral. Porém, esteja ciente de que, embora as casas funerárias permaneçam funcionando, as medidas preventivas exigidas pelos órgãos da área de saúde durante a pandemia, especialmente em casos de óbitos por coronavírus, devem ser seguidas por completo.
O Ministério da Saúde publicou Guia para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus – COVID-19 orientando que a transmissão de doenças infecciosas, como a COVID-19, também pode ocorrer por meio do manejo de corpos. Isso é agravado por uma situação de ausência ou uso inadequado dos equipamentos de proteção individual (EPI). Nesse contexto, os profissionais envolvidos com os cuidados com o corpo ficam expostos ao risco de infecção. Por isso, é fundamental que estejam protegidos da exposição a sangue e fluidos corporais, objetos ou outras superfícies contaminadas. Não são recomendadas autópsias.

Se a pessoa confirmada ou suspeita de infecção por coronavírus falecer em casa é necessário comunicar a morte imediatamente ao serviço de saúde, como aos Bombeiros ou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), ou mesmo ao médico de confiança da família, que não deve ter contato com o corpo. As pessoas que moram com o falecido deverão receber orientações de desinfecção dos ambientes e objetos, usando água sanitária.
A retirada do corpo deve ser feita por uma equipe de saúde, observando as medidas de precaução individual como o uso dos EPIs.

Além disso, a recomendação dos órgãos de saúde é para que amigos e familiares dos mortos usem máscaras durante os sepultamentos. E, apesar do momento tão difícil, que evitem contato físico e mantenham distância mínima de um metro.
Posso marcar um funeral se tiver sintomas do Coronavírus?
Se você ou qualquer outra pessoa envolvida na preparação de um funeral apresentar sintomas de Coronavírus ou se tiver testado positivo para infecção, mantenha-se isolado e siga os conselhos do governo.

Preciso usar máscara em um funeral?
Sim. O governo aconselhou que coberturas faciais obrigatórias devem ser usadas tanto em casas funerárias quanto em locais de culto. Isso significa que você deve manter sua máscara o tempo todo enquanto for a um funeral. Você pode remover a máscara quando estiver ao ar livre, por exemplo, ao lado do túmulo ou em um jardim da memória.

A Viva Mais Plan segue todos os protocolos dos órgãos de saúde para garantir uma despedida digna e segura aos familiares.

Converse com a nossa equipe pelo Whatsapp 11 3524-7201 ou consulte mais informações em vivamaisplan.com.br